Pão Francês: uma receita prática e saborosa

O Pão Francês nas padarias brasileiras não tem muito a ver com os pães feitos na França. Sua receita foi criada na tentativa de reproduzir um pão popular na cidade de Paris da época, curto, cilíndrico, com miolo branco e casca dourada, mas acabou por se tornar bem diferente dele por conter um pouco de açúcar e gordura na massa.

A receita do pãozinho hoje mais consumido no Brasil surgiu no início do século 20, provavelmente perto da 1ª Guerra Mundial, por encomenda de brasileiros ricos que voltavam de viagem a países da Europa.

Ingredientes

  • 500g de farinha de trigo (três xícaras de chá )
  • Duas colheres (chá) de sal
  • Uma colher de sopa de açúcar
  • Duas colheres (sopa) de manteiga ou margarina derretida (ou óleo)
  • Um pacotinho de fermento biológico (10g)
  • Uma xícara (chá) de água gelada e morna

Massa Pão Francês

Modo de Preparo da Massa do Pão Francês

Primeiramente, dilua o fermento em um copo de água morna com o açúcar. Coloque em uma bacia grande/média toda a farinha de trigo, acrescente o fermento e mexa bem a farinha para incorporar o fermento. Então, acrescente a margarina derretida, o sal e misture bem novamente.

Em seguida, vá colocando a água extremamente gelada aos poucos na mistura de farinha. Coloque 1/3 da xícara e mexa até ficar homogêneo. Quando a massa secar, coloque mais 1/3 da xícara (chá) de água gelada e mexa novamente. Com isso, coloque o restante da água e comece a sovar a massa com as mãos. Caso essa quantidade de água não seja suficiente para deixar a massa lisa, coloque mais uma ou duas colheres de sopa, isso varia de acordo com a farinha, com a temperatura ambiente e de suas mãos. O objetivo é chegar a uma consistência lisa firme e homogênea.

Finalmente, depois de sovar bem, cubra a bacia com um pano limpo e deixe a massa descansar por uma hora.

Preparar para Assar

Primeiramente, coloque a massa de pão francês caseira sobre uma superfície plana e, com o auxílio de um rolo, estique a massa completamente. Feito isso, separe a massa em 10 porções iguais. Então, enrole a massa como se fosse um rocambole e acomode-as em uma forma untada e enfarinhada. Dê um bom espaço entre elas, pois irá crescer bem quando assar.

Cubra os pães com um pano limpo e então coloque-os para crescer dentro de um forno. Deixe-os crescendo por 2 horas.

Depois que os pães franceses crescerem, para dar a característica típica, com uma faca, faça um corte bem ao centro na superfície da massa, não muito profundo.

Finalmente, leve para assar em forno preaquecido com temperatura de 200ºC (forno médio), por 30 minutos até que fique douradinho.

Então, agora é só degustar!

Conheça nossas outras receitas!

Deixe uma resposta