Panqueca: uma Simples e Deliciosa Receita

Panqueca é um tipo de massa frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Certamente, existem muitas variações de panquecas, algumas contendo fermento ou outros ingredientes.

História da Panqueca

Como muitos pratos clássicos, a panqueca não tem uma história certa, mas existem evidências de que ela surgiu há muito tempo ainda na Europa pré-histórica. A história conta que há mais de 9 mil anos, uma camponesa derramou sem querer um pouco de mingau no fogão e percebeu que tal substância cozinhava rapidamente, era de fácil manuseio e possuía um sabor muito agradável.

Nos Dias de Hoje

Com o passar do tempo, o hábito de comer panquecas se difundiu rapidamente por toda a Europa e, a partir da década de 20,  passou ser um prato comum em várias partes do mundo sobretudo nos Estados Unidos onde mais se popularizou fazendo muitos, até hoje, acreditar que lá foi sua origem.

Massa de Panqueca

Ingredientes

Rende 12 panquecas

  • 3 Ovos
  • 2 xícaras Farinha de trigo
  • 1 colher de café de Sal
  • 3 xícaras de leite
  • 2 colheres de sopa de óleo

Massa

Primeiramente, em um liquidificador bata os ovos, depois acrescente o óleo, o leite e o sal; bata novamente aos poucos com o liquidificador ligado e vá acrescentando o trigo até obter uma massa líquida, porém lisa.

Preparo

Aqueça uma frigideira antiaderente, passe um pouco de margarina ou óleo com um papel toalha para que não fique encharcado.

Então, coloque uma concha de massa no centro da frigideira; pegue a mesma pelo cabo; vá tombando, fazendo movimentos circulares e vá espalhando para as bordas até ficar com a mesma espessura.

Quando a massa começar a mudar de cor, com o auxílio de uma espátula, vire a panqueca para cozinhar o outro lado.

O processo dura cerca de um minuto em cada lado.

Dicas

Ela pode ser servida apenas assim, ou com mel, geleias, creme de avelã, ou ainda, você pode recheá-las a seu gosto e levar ao forno para gratinar.

Então, conheça outras receitas!

Então, Aprenda mais sobre a Cozinha Básica ou Profissional!