Ovos de Páscoa: economize e faça você mesmo

Atualmente, existe uma tradição de presentear os amigos, familiares, e principalmente as crianças, com ovos de Páscoa de chocolate. No entanto, nem sempre foi assim, em várias antigas culturas espalhadas no Mediterrâneo, no Leste Europeu e no Oriente, o uso do ovo como presente era algo bastante comum. Em geral, esse tipo de manifestação acontecia quando os fenômenos naturais anunciavam a chegada da primavera.

Ovo de Páscoa
No momento em que a Páscoa Cristã começou a ser celebrada, esses elementos culturais pagãos de festejo da Primavera foram incorporados à Semana Santa. Os cristãos passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Cristo.

Como Fazer Ovos de Páscoa

Fazer ovos de Páscoa sai mais barato do que comprar os industrializados. Além de presentear seus familiares, você ainda pode ter uma fonte de renda extra.

Ingredientes

  • Forma de 250g para ovo de Páscoa
  • 250g de chocolate ao leite ou meio amargo (125g para cada forma)
  • 80g de chocolate picado ou ralado

Modo de Preparo

Têmpera do Chocolate

Primeiramente, aqueça o chocolate ao leite em banho-maria ou no micro-ondas em potência média, sempre parando de 30 em 30 segundos para mexer o chocolate (no caso do micro-ondas), até que o chocolate atinja a temperatura entre 40°C e 45°C.
Em seguida, jogue o chocolate sobre o mármore e movimentando-o com uma espátula, abaixe a temperatura até mais ou menos 24°C ou 25°C.
Feito isso, aqueça novamente o chocolate para a temperatura entre 29°C e 30°C e ele está pronto para ser usado.
Se você tiver uma derretedeira pode deixar o chocolate na temperatura de uso (29°C a 30°C), para que você tenha um tempo maior de trabalho com ele.
Finalmente, despeje o chocolate picado ao chocolate derretido, então, mexa até dissolver todos os pedacinhos.

Enformar o Chocolate

Então, coloque o chocolate na forma até a marca dos 250g, bata a forma sobre a bancada para tirar o ar, coloque uma outra forma por cima do chocolate, pressione a segunda forma até o chocolate se espalhar por completo pela forma e, em seguida, leve ao congelador ou freezer por 5 minutos
Desenforme o ovo, ele deve se soltar naturalmente da forma; mas se sentir dificuldade, volte ao congelador. Depois de desenformado, deixe as metades do ovo descansando em temperatura ambiente em local seco e arejado por 10 horas.

Ovo de Páscoa

Fechamento

Agora é só escolher um doce, um bombom ou um brinquedo, colocar dentro de uma metade, fechar com a outra e embrulhar.

Ovos de Páscoa de Colher

Ovos Natalia

Conheça melhor esse produto!